“Assim diz
o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o
primeiro, e eu sou o último, e fora de mim, não há Deus. (Isaias 44:6)
DEUS não é
alguém que não se possa conhecer. Porque o conhecimento que temos de Deus, se
não é perfeito, contudo é verdadeiro. O conhecimento pleno de Deus não é
possível pelo fato de sermos seres finitos e com inteligência finita, e Deus
ser infinitamente infinito em tudo. O que de Deus conhecemos, está revelado por
sua palavra (bíblia), pela criação e por seu filho Jesus Cristo.
Deus é Espírito, eterno e Imutável. Ao
pensarmos em qualquer coisa que tenha origem, não estamos pensando em Deus. A
palavra origem só se aplica as coisas criadas.
Deus é auto-existente, enquanto as coisas criadas necessariamente se
originam em algum lugar e em algum tempo. Além de Deus, não há nada
auto-causado. O que quer que Deus seja, e tudo que é Deus, Ele o é em si mesmo
(João 5:26). Toda vida ou forma de existência vem de Deus. Nenhuma criatura tem
vida em si, toda vida é dom de Deus. De modo inverso, a vida de Deus não vem de
outrem. Se houvesse outro do qual Deus pudesse receber a vida, esse outro é que
seria Deus. Sendo ele um ser supremo, segue-se que não pode ser elevado. Não há
nada acima dele, nada além dele. De ser em ser, devemos chegar, afinal, a um
Ser que tenha em si mesmo a razão de sua existência, quer dizer, a um Ser
necessário, que exista por si, e pelo qual todos os outros existam. Dizer que
Deus é infinito é dizer que não existe meio de medi-lo. As medidas indicam
limitações, imperfeições, e não poderão ser aplicadas a Deus. Não existem
graduações referente a Deus. Tudo que ele é, ele o é sem graduação ou soma, ou
desenvolvimento. Nada em Deus é menos ou mais, grande ou pequeno. Deus é
infinito; quer dizer, sem limites no seu Ser, uma vez que é o Ser por si, o Ser
que existe por sua própria essência... "Conheçamos, e prossigamos em
conhecer ao Senhor..." (Os. 6.3).
Em parte alguma as
Escrituras tratam de provar a existência de Deus mediante provas formais.
Reconhece-se como fato auto-evidente e como crença natural do homem. As
Escrituras em parte alguma propõem uma série de provas da existência de Deus
como preliminar à fé; declaram o fato de Deus e chamam o homem a aventurar-se
na fé. "O que se chega a Deus, creia que há Deus", é o
ponto inicial na relação entre o homem e Deus.
A Bíblia, em verdade, fala
de homens que dizem em seus corações que não há Deus, mas esses são
"tolos", isto é, os ímpios praticantes que expulsariam a Deus
dos seus pensamentos porque já o expulsaram das suas vidas (Salmos14:1/
10:4/ 53:1). Esses pertencem ao grande número de ateus praticantes, isto
é, esses que procedem e falam como se não existisse Deus. Seu número
ultrapassa em muito o número de ateus teóricos, isto é, esses que
pretendem aderir à crença intelectual que nega a existência de Deus.
A bíblia, portanto não se
destina ao ateu, que nega a existencia de Deus, nem ao agnóstico declarado, que
nega a possibilidade de saber se existe Deus ou não. Também não tem valor para
o incrédulo que rejeita a revelação de Deus e, por isso mesmo, o Deus da
revelação.
Se as Escrituras não
oferecem nenhuma demonstração racional da existência de Deus, por que
vamos nós fazer essa tentativa? Pelas seguintes razões:
Primeiramente, para convencer os que genuinamente buscam a Deus, isto
é, pessoas cuja fé tem sido ofuscada por alguma dificuldade, e que dizem:
"Eu quero crer em Deus; mostra-me que seja razoável crer nele."
Mas evidência nenhuma convencerá a pessoa, que, por desejar continuar no
pecado e no egoísmo, diz: "Desafio-te a provar que Deus existe."
Afinal, a fé é questão moral e não intelectual. Se a pessoa não está
disposta a aceitar, ela porá de lado todas e quaisquer evidências. (Luc.
6:31.)
“Deus é o infinito e perfeito espírito
no qual todas as coisas têm origem, preservação e finalidade. Deus é
espírito, infinito-eterno-imutável em Seu: ser, sabedoria, poder, santidade,
justiça, bondade, e verdade.
Segundo
alguns filósofos e teólogos Deus não pode ser conhecido porque é Absoluto, e o
Absoluto não pode ter relação para com nenhuma outra coisa, sendo, portanto,
incognoscível (que não pode ser conhecido).
O
conhecimento supõe relação, e o Absoluto não tem relação. Ora, o Absoluto não é
aquilo que não tem relação para com nenhuma outra coisa, mas aquilo que não tem
relação necessária, ou seja, Deus é auto-existente e auto-suficiente.
Alguns também dizem que Deus não pode ser conhecido porque é o Infinito, logo, o Infinito é o Ilimitado, e o Ilimitado é o incognoscível. O conhecimento do Infinito faria distinção ou separação entre conhecedor e conhecido e, sendo assim, o conhecido não poderia ser infinito. Tal postura chama-se agnosticismo.
Na verdade não podemos conhecer a Deus na sua totalidade. O homem não pode conhecer a Deus na sua abrangência. Contudo, dentro daquilo que Ele se deu a conhecer, podemos ter algum conhecimento a seu respeito. Seria impossível qualquer conhecimento dele sem que ele se revele. Se Deus não se revelasse, por causa de sua natureza infinita e majestosa jamais poderíamos ter qualquer conhecimento dele de forma correta e verdadeira. Todavia, apesar de sua limitação, tal conhecimento é real e verdadeiro.
Alguns também dizem que Deus não pode ser conhecido porque é o Infinito, logo, o Infinito é o Ilimitado, e o Ilimitado é o incognoscível. O conhecimento do Infinito faria distinção ou separação entre conhecedor e conhecido e, sendo assim, o conhecido não poderia ser infinito. Tal postura chama-se agnosticismo.
Na verdade não podemos conhecer a Deus na sua totalidade. O homem não pode conhecer a Deus na sua abrangência. Contudo, dentro daquilo que Ele se deu a conhecer, podemos ter algum conhecimento a seu respeito. Seria impossível qualquer conhecimento dele sem que ele se revele. Se Deus não se revelasse, por causa de sua natureza infinita e majestosa jamais poderíamos ter qualquer conhecimento dele de forma correta e verdadeira. Todavia, apesar de sua limitação, tal conhecimento é real e verdadeiro.
Deus pode ser conhecido? E, se a resposta for positiva, como pode
ser Deus conhecido?
Ou seja, como a mente procede a formar sua idéia de Deus e Como
sabemos que Deus realmente é o que cremos ser ele?
A clara doutrina da bíblia é que Deus pode ser conhecido. Nosso
Senhor ensina que a vida eterna consiste no conhecimento de Deus e de Jesus
Cristo, a quem ele enviou (João 17:3). Paulo escreveu que até mesmo os pagãos
conheceram a Deus, mas não quiseram reter esse conhecimento (Romanos
1:19,20,21,28).
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